09 Jun

Transforma-te, porque a vida é movimento

A vida é movimento, mudança constante, isto tens de saber desde agora, assim aprenderás oportunamente a não agarrar-te a nada porque na vida nada é seguro. Já sei que soa duro, mas na vida o único que é seguro é a morte, esse acontecimento que nos ocorrerá a todos, que nem sequer é um problema, por isso não tem solução, isto é não temos que nos preocupar porque um dia vão hospedar-nos num cemitério, só temos que aprender a tempo que estamos de passagem e que temos de viver bem e com intensidade.

A vida é mudança, tudo muda, uma árvore cresce, mas se conheces alguém que te diz “eu sou assim”, talvez se tenha transformado num poste, pois isto não é normal. A vida é e sempre será movimento e mudança constante. Se a vida é mudança, especializa-te em disfrutar dessas mudanças, e mais, educa-te e escolhe mudanças voluntariamente que sejam consequência de um bom plano.

Desconfia de pessoas que não mudem porque é como se estivessem mortos, na sua rigidez tornam-se fanáticos e isto os torna perigosos. A vida, e isto partilha com os teus amigos, é como um caminho com varias etapas, uma etapa é um período de tempo que tem as suas próprias características, as suas propriedades, isto é que quando muda uma etapa podemos deixar de gostar de atividades que antes nos interessavam, amizades que antes preenchiam o nosso tempo podem tornar-se aborrecidas, as nossas preferencias e até a forma de nos vestirmos podem mudar. Tudo isto é normal e parte do nosso processo de crescimento e amadurecimento. No entanto, assegura-te que as mudanças não te atropelem, tenta planificar a tua vida e permanece atento ao que vás necessitando em cada altura, e quando sintas necessidade de mudar, não tenhas receio de o fazer. Alguns aguentam a vontade de mudar para não perder certas amizades, no entanto as mudanças permanentes dão sentido à nossa vida, é a partir de cada nova etapa que nos propomos a viver, que a nossa vida se faz interessante e valiosa, e mais, formar-se inclui mudanças, amadurecer e tudo isto deves ver com naturalidade e portanto desfrutá-lo.

Algo amis, sabes que os animais não podem mudar? As vacas sempre serão vacas e todos os cães ladram e as formigas serão sempre iguais. Mas o ser humano pode e deve ser uma historia de mudança e transformação, assim teremos a certeza que está crescendo e amadurecendo. Também gostaria de te dizer que te transformes para surpreender os outros, para os incomodar (se se incomodam com as tuas mudanças). Mas assegura-te que sejam mudanças inteligentes e que realmente sejam necessárias e parte da tua formação. Para te transformares no que necessitas não precisas de pedir permissão a ninguém, que seja só a tua consciência que te diga o que tens de fazer em cada etapa da tua vida.

CHAMALÚ

(Extrato do “Livro Proibido da filosofia”)

CHAMALÚ é um homem de sabedoria que une o ancestral ao contemporâneo, o sagrado ao mundano, o interno ao externo. CHAMALÚ é um místico hedonista, um filósofo da vida, um sonhador prático, um poeta vivencial, um líder visionário que sonha com um mundo novo e vive em coerência com esse desejo.